terça-feira, 10 de julho de 2012

Necessidades Básicas



O mínimo que sua chinchila precisa


O mínimo que você deve garantir à(s) sua(s) chinchila(s) é um boa qualidade de vida. Para isso, você deve saber quais são suas necessidades básicas e garantir que elas sejam supridas:

1. Gaiola:

A chinchila precisa de uma gaiola com espaço suficiente para não se sentir confinada e não ficar estressada. Não deixe sua chinchila em uma gaiola muito pequena. Além disso, a gaiola tem que estar sempre em boas condições de higiene e, para isso, deve ser limpa uma vez por semana.

2. Água:


Deixe SEMPRE água à disposição da sua chinchila. Use preferencialmente água filtrada e fresca. Lave os bebedouros uma vez por semana com água fervente e sem produtos químicos.

3. Comida:

A chinchila aprende e segue a rotina que você impuser a ela. Como elas são ativas durante a noite, é melhor alimentá-las neste horário. Saiba as quantidades e tipos certos de alimentos que você deve fornecer diariamente à sua chinchila (veja mais em alimentação). Guarde ração, alfafa e suplemento em local seco e arejado e fique de olho nos prazos de validade. Não dê comida velha/vencida às suas chinchilas. Retire restos de comida deixados de um dia para o outro e substitua por nova. Não a superalimente e nem dê petiscos demais. Resista à tentação de ceder aos seus pedidos de mais guloseimas. Elas sempre pedem mais; é sua a responsabilidade de impor limites e, com isso, evitar problemas de saúde para ela.

4. Banho:

Para garantir que o pêlo fique bonito e para evitar fungos, coloque para ela a banheira com carbonato de cálcio uma vez por dia, ou no mínimo 3 vezes por semana. Lembre-se que você deve comprar o produto específico (carbonato de cálcio com ou sem füller) e não substituir por outros produtos, como talco, areia, farinha, ou coisas do tipo. O banho pode ser dado durante o passeio ou colocado dentro da gaiola, conforme a sua preferência.

5. Dentes:

Como a chinchila é um roedor, ela possui dentes que crescem o tempo todo (raiz aberta). Para mantê-los no tamanho normal, ela precisa constantemente roer coisas que gastem os dentinhos. Mas não é qualquer coisa que a chinchila pode roer. Alguns tipos de madeiras e madeiras tratadas com produtos químicos contra cupins são tóxicas para elas e podem matá-las. O que você deve fornecer à chinchila para esta finalidade são os seguintes itens: madeira de pinus não tratada, casca de côco (retire completamente a polpa e a pele), pedra-pomis e papel-cartão (desde que limpo, sem tinta/cor e em pequenas quantidades).

6. Higiene:

Mantenha sempre limpos o local onde sua chinchila fica, a gaiola e os acessórios. Não utilize produtos químicos para fazer a limpeza, existem vários produtos próprios para limpeza de gaiola, não tóxicos - e para lavar bebedouros, utilize água fervente.

7. Passeios E Brincadeiras:

Solte sua chinchila todos os dias para passear e brincar. Isso deve ser feito em um local "à prova de chinchilas", ou seja, um local onde não existam produtos químicos, fios elétricos (cabos de aparelhos como tv, som, video-cassete, computadores, etc), onde não exista o risco de se molharem (como vasos sanitários abertos), pequenos orifícios e em que possam se esconder e livre de objetos que possam roer (como livros, móveis, batentes, etc). Não deixe sua chinchila brincar sozinha, ela vai se meter em confusões potencialmente perigosas e até mesmo mortais para ela, em espaços de tempo tão curtos que você não vai acreditar. Dedique uma hora por dia do seu tempo para esta atividade com a sua chinchila. Ela precisa disso e é durante este tempo que você e sua chinchila tornam-se mais próximos e ela aprende a confiar em você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário